Diminuição Mamas Masculinas
(Ginecomastia)
Do que se trata
A Ginecomastia é o aumento benigno das mamas masculinas. Existem duas causas para esse crescimento: o acúmulo de gordura (pseudoginecomastia) ou o aumento da glândula mamária (ginecomastia).
Existem vários graus de Ginecomastia e o procedimento mais adequado dependerá de qual grau o paciente se encontra.
Procedimento
A internação dura entre 12 e 24 horas, a depender do tipo de anestesia utilizada e as etapas do procedimento são:
Etapa 1 ‒ Anestesia: Local com sedação ou anestesia geral.
Etapa 2 ‒ Incisão: No caso de aumento da glândula mamária, a incisão é feita na borda inferior da aréola e o excesso de tecido glandular é retirado. Se o caso for o de excesso de gordura na região, realiza-se uma lipoaspiração em toda a região do tórax.
Etapa 3 ‒ Fechamento da incisão.
Pós-operatório
Apesar do paciente poder se movimentar após duas semanas, ele não deverá fazer esforço por 21 dias ‒ tempo de duração do inchaço e da roxidão na área ‒ e usar uma malha compressiva por um mês e meio. Geralmente sente-se um leve desconforto, contornável com analgésicos e anti-inflamatórios comuns. Um dreno também é colocado e pode permanecer por três dias após a cirurgia.
Resultados
A cicatriz permanece avermelhada nos primeiros meses e com o tempo vai ficando esbranquiçada, a depender da genética do paciente. O resultado final é perceptível entre 6 meses e 1 ano, mas com 2 meses já se percebe 80% dele.
Riscos da cirurgia
Apesar de ser um procedimento seguro, toda cirurgia pode envolver algum grau de risco, que será detalhado caso a caso em consulta e após a avaliação clínico-laboratorial.

Tem alguma duvida?
Faça sua pergunta sobre cirurgias, recuperação e demais temas diretamente para o Dr. Garabet.
"Terei o maior prazer em responder todas as mensagens!"