Tumores de Pele

Do que se trata
O procedimento cirúrgico consiste na retirada de lesões de pele, sejam benignas ou malignas, buscando o melhor resultado estético funcional possível.
Procedimento
Dependendo do caso, a cirurgia poderá ser realizada em várias etapas. Inicialmente, o cirurgião poderá optar pela realização de uma biópsia (retirada parcial ou total da lesão) para um estudo especializado em laboratório. A partir daí, será definido o procedimento a ser utilizado.
No caso de pequenas lesões, o procedimento poderá consistir na simples retirada e no fechamento da pele da forma mais discreta possível.
Já em lesões maiores, poderão ser necessários a utilização de retalhos (tecidos sadios adjacentes à lesão) ou enxertos para o devido fechamento da ferida.
Para as lesões malignas, diagnosticadas previamente por meio de biópsia após a retirada total da lesão, poderá, ainda, haver a complementação do tratamento com radioterapias, quimioterapias, ressecção de linfonodos etc.
Anestesia
Local com sedação ou anestesia geral.
Pós-operatório
O paciente deve evitar atividades físicas que forcem o local operado, realizar as trocas de curativos e proteger a cicatriz do sol.
Resultados
A retirada de lesões deixará cicatrizes, que podem ou não ficar de maneira visível, a depender de cada caso. Uma cicatriz final de boa qualidade dependerá da combinação entre a técnica cirúrgica, os fatores orgânicos próprios de cada paciente e o manejo pós-operatório. No caso de lesões malignas o mais importante é a cura da doença.
Riscos da cirurgia
Apesar de ser um procedimento seguro, toda cirurgia pode envolver algum grau de risco, que será detalhado caso a caso em consulta e após a avaliação clínico-laboratorial.

Tem alguma duvida?
Faça sua pergunta sobre cirurgias, recuperação e demais temas diretamente para o Dr. Garabet.
"Terei o maior prazer em responder todas as mensagens!"